QUEM SOMOS


Um espaço de brincadeiras voltadas para as crianças e um local para o desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão em que alunos e professores pudessem desenvolver oportunidades para a manifestação e ampliação de potencialidades advindas de vivências com experiências lúdicas, artísticas e culturais, estimulando, pela via lúdica, o raciocínio lógico, o trabalho em equipe, o desenvolvimento da atenção, percepção, memória, concentração etc. Foi com essa proposta que nasceu, em 2012, a Brinquedoteca Paulo Freire.

Implanta em 2012 no Departamento de Educação I (Salvador) da Universidade do Estado da Bahia, a Brinquedoteca Paulo Freire tem como objetivo ampliar a qualidade acadêmica dos cursos de graduação e difundir a cultura lúdica por meio da exploração de brinquedos e brincadeiras tradicionais e contemporâneas, estimulando a elaboração de projetos inovadores que ampliem o acesso à cultura, à arte, à imaginação, a à curiosidade, à inventividade, à autonomia e autoria das crianças.

Localizada no térreo do Departamento de Educação I, a Brinquedoteca Paulo Freire conta com um espaço amplo destinado às ações que seguem uma orientação conceitual de cantinhos, buscando auxiliar a criança a se organizar e a reorganizar-se segundo seu interesse (GIMENES e TEIXEIRA, 2011). Nesse espaço desenvolvemos atividades artísticas, digitais e culturais, gincanas, festivais, teatro, feiras de troca de brinquedos, livros e gibis, sessões de vídeos, campanhas educativas e de saúde, exposições de arte, contação de história, cursos e palestras para estudantes, pais e profissionais sobre literatura, infância e ludicidade entre tantas outras atividades relacionadas ao público infantil.

Buscando agregar ludicidade, formação de conceitos, envolvimento dos discentes no estudo e na pesquisa em torno da importância do brincar e da aprendizagem, a Brinquedoteca Paulo Freire procura contribuir para diversificar e trabalhar variados aspectos de desenvolvimento da criança nas dimensões corporal, intelectual, afetivo, criativo e social.

Horário de Atendimento (mediante a agendamento prévio):

Segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h


Objetivo


A Brinquedoteca Paulo Freire tem como objetivo principal difundir a cultura lúdica por meio da exploração de brinquedos e brincadeiras tradicionais e contemporâneas, estimulando a elaboração de projetos inovadores que ampliem o acesso à cultura, à arte, à imaginação, à curiosidade, à inventividade, à autonomia e autoria das crianças da comunidade interna e externa, constituindo um espaço enquanto lócus de extensão, pesquisa e formação, através do viés lúdico, com ações desenvolvidas por meio das multilinguagens (jogos, brincadeiras, literatura, música, TICs).

Para isso, busca potencializar-se como espaço Multireferencial, articulador dos processos de ensino, pesquisa e extensão que ocorrem no espaço de formação e pesquisa da graduação e pós-graduação do DEDC, incrementando assim as ações desenvolvidas pela Brinquedoteca, bem como fomentando a pesquisa e a articulação dos grupos de pesquisa do departamento e outros setores do campus I que trabalham ou discutem em algum momento as questões da infância e do brincar. No âmbito do DEDC, propomos ampliação de ações de formação para apropriação das brincadeiras tradicionais e contemporâneas, das múltiplas linguagens que compõem a infância, bem como a utilização das multimídias para potencialização de Desafios/descobertas, das inquietações/imaginação, da Curiosidade/Criatividade e da Autonomia/ Autoria dos estudantes do departamento, bem como das crianças frequentadoras do espaço e que participam das ações em diversos espaços que envolvem o brincar.


Público-alvo


Brinquedoteca é um espaço destinado à ludicidade, ou seja, um ambiente de diversão para crianças, jovens e adultos, caracterizando-se como um lugar de criação, arte, entretenimento e socialização. Pensar a Brinquedoteca significa ir além da compreensão de um espaço, além dos brinquedos e brincadeiras, mas um lugar de construção de saberes, de disseminação de cultura e de ampliação da ludicidade, como um elemento importante na ampliação da leitura de mundo. Dessa forma, a Brinquedoteca deve se constituir num espaço para que o jogo e a brincadeira sejam tratados como atividades voluntárias e livres, despertando a criatividade, a inventividade, a imaginação, o raciocínio, o significado de ganhar e perder e o convívio interação com outras crianças no mesmo grupo.

O espaço físico da Brinquedoteca Paulo Freire comporta grupos de 16 crianças por turno, com idades de 06 a 10 anos, tendo em vista a qualidade no atendimento e a prestação de assessoria dos monitores. Esse público é oriundo das escolas do entorno do Cabula, assim como das comunidades externa e acadêmica. A inserção dessas crianças cadastradas far-se-á mediante a quantidade estabelecida por turno de atividade, de acordo com agendamento prévio.

Como um laboratório de ensino e aprendizagem, em que estudantes e professores do ensino superior estudam e pesquisam em torno do lúdico, elaboram e desenvolvem ações com o propósito de formar professores a partir de experiências desenvolvidas/vivenciadas com as crianças e os adultos que a frequentam, a Brinquedoteca Paulo Freire também tem como público alvo estudantes de graduação das diversas licenciaturas e bacharelados, além de profissionais da educação que tenham interesse nos temas educação, ludicidade, formação de professor, linguagens, brincar livre.


Impactos da Atuação


A região do Cabula tem enfrentado diversas mudanças, como o aumento populacional ocasionado pela especulação imobiliária, que tem ampliado o quantitativo de moradores da região e, com isso, ampliado o número de escolas de ensino básico, serviço de creches/escolas com oferta de educação infantil e de grupos comunitários de apoio e promoção de atividades voltadas a crianças. A região também tem acompanhado um crescente aumento da violência caracterizada principalmente pela situação de vulnerabilidade social em que se encontram os bairros de entorno, o que ocasiona uma diminuição dos espaços livres para desenvolver atividades lúdicas voltadas para a recreação, o brincar, cultura e, principalmente, a invenção/criatividade. Nesse contexto adverso, a Brinquedoteca Paulo Freire tem buscado se constituir, através das atividades que oferece, em um espaço de difusão da cultura lúdica e da aproximação da comunidade acadêmica com ações extensionistas que são desenvolvida ao longo do ano.

O brinquedo e a brincadeira fazem parte do cotidiano da criança. E um espaço do brincar amplia o repertório cultural, artístico, imaginativo da criança e traz um alto impacto no desenvolvimento psicossocial, motor e cognitivo. O conceito de infância vem se aprimorando e aperfeiçoando a cada dia, colocando o lúdico, a imaginação e a inventividade como dinâmica fundamental para o desenvolvimento das crianças e de professores em formação, haja vista que faz parte de um processo cultural que passa de geração para geração e que promove, consequentemente, a interação entre os indivíduos.

O Projetos propostos pela Brinquedoteca Paulo Freire, a exemplo da Campanha Brinca Comigo! e UNEBrinque (na escola, semana da criança e de férias) buscam fomentar reflexões e consolidar estratégias que contribuam para agregar e socializar práticas lúdicas, buscando refletir sobre as habilidades desenvolvidas no processo do brincar – com a utilização de recursos tradicionais e contemporâneos de comunicação – que atualmente alteram as formas de brincar, que por conseguinte ampliam a leitura de mundo das crianças e incorporam aos educandos em formação, experiências educacionais inovadoras.


Perguntas frequentes


Quem pode participar da Brinquedoteca Paulo Freire?
Todo o publico interessado em participar, ajudar ou propor atividades junto com as demandas e atividades desenvolvidas pela Brinquedoteca Paulo Freire.
• Crianças: de 06 a 12 anos, menores dessa faixa etária apenas com acompanhantes, todos mediante ao agendamento prévio da visita.
• Monitores voluntários: adultos interessados sobre a temática infância;
• Oficineiros: adultos mediante inscrição online de atividades;
• Escolas: grupos de crianças de 06 a 12 anos, com no máximo 16 alunos por turno, todos mediante ao agendamento prévio da visita.

Como fazer agendamento prévio?
Através de solicitação pelo telefone: (71) 3117-5397 ou utilizando o serviço on-line disponível no site.

Como posso participar da Brinquedoteca Paulo Freire?
Buscando informações sobre as demandas existentes em relação às atividades que estão sendo desenvolvidas. Caso tenha o interesse em alguma das atividades especifica ou nas atividades diárias, podem disponibilizar os dados para que possamos realizar o cadastro para uma atividade voluntaria, mediante ao preenchimento de inscrição online e analise da proposta de solicitação via e-mail.

Como faço para cadastrar meu filho na Brinquedoteca Paulo Freire?
Para efetuar o cadastramento, o interessado deve apresenta-se a localidade da Brinquedoteca Paulo Freire como responsável pela criança, fornecer dados pessoais e residenciais comprovados por meio de documentos. As documentações necessárias para o cadastramento da criança são:
• Comprovante de residência;
• Identificação da criança;
• Identificação de responsável;
• Preenchimento de ficha cadastral online.

Qual a faixa etária das crianças que participam da Brinquedoteca Paulo Freire?
Crianças que possuem faixa etária entre 6 a 12 anos de idade ou menores dessa faixa etária, desde que estejam acompanhados pelos pais ou responsáveis. Lembrando que todos devem fazer o agendamento prévio da visita.

Qual o horário de funcionamento da Brinquedoteca Paulo Freire?
Mediante ao agendamento prévio, o horário em que funcionamos é segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, conforme as atividades desenvolvidas.

Sou um professor/pesquisador e gostaria de desenvolver uma atividade. Como devo proceder?
Os interessados devem enviar solicitação e a proposta da atividade para o e-mail brinquedotecadedc1@gmail.com.

Como funciona o sistema de empréstimo de matérias da Brinquedoteca Paulo Freire?
O interessado deve comparecer com antecedência ao local, solicitar o empréstimo juntamente fornecendo os seus dados pessoais. Caso o material esteja disponível entraremos em contato ou o próprio poderá buscar essa informação dois dias após o requerimento. A retirada do objeto fara-se mediante preenchimento do formulário de empréstimo do local. Ao entregar o material o solicitante deverá preencher um relatório final de empréstimo.

Como posso participar das formações ofertadas pela Brinquedoteca Paulo Freire?
As formações ofertadas que são abertas ao publico externo estarão disponíveis para inscrição no endereço: https://sge.uneb.br/inicio/index

Como posso participar como monitor(a) da Brinquedoteca Paulo Freire?
• Monitores voluntários – semestralmente por meio de inscrição no edital de abertura de vagas, que ocorre no inicio de cada semestre.
• Monitores extensionistas – anualmente, por meio de inscrição no edital de seleção que ocorre no inicio do ano letivo.


Parceiros


Com o intuito de estabelecer laços mais firmes e trocas produtivas com a comunidade, a Brinquedoteca Paulo Freire tem estabelecido parcerias para melhor desenvolver e ampliar suas atividades. Possuímos um cadastro de parceiros renovado a cada ano, com os quais desenvolvemos projetos próprios ou propostos por esses parceiros. Essas parcerias envolvem produtos e serviços como materiais lúdicos, equipamentos para o nosso espaço, espetáculos teatrais, musicais, atrações artísticas e culturais, atividades de animação e/ou recreação, oficinas diversificadas. Estamos abertos a novas parcerias, incluindo novas propostas de intervenções criativas.

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA VIDA – DCV I / UNEB
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO I – DEDC I / UNEB
COLEGIADO DE PEDAGOGIA – DEDC I / UNEB
NÚCLEO DE PESQUISA E EXTENSÃO – DEDC I / UNEB
FORMACCEINFANCIA, LINGUAGENS E EJA
PGDP – UNEB
PPG – UNEB
PROGRAD – UNEB
PROEX – UNEB
UDO – UNEB
ASCOM – UNEB
BRINQUEDOTECA CRIAÇÃO – UNEB
BRINQUEDOTECA CORA CORALINA – UNEB
ATELIER BRINCANTE
ESCOLA MUNICIPAL DA ENGOMADEIRA
BIBLIOTECA CENTRAL PROFº. EDVALDO BOAVENTURA – UNEB / CAMPUS I